História da Dança: das origens ao século XX| Cursos de Dança | Unidança

História da Dança: das origens ao século XX

Um dos principais desafios quando se fala em história da dança é deixar de lado a visão antiga de que trabalhar com essa área do conhecimento é produzir uma narrativa linear no tempo, sem levar em conta qualquer tipo de contextualização, seja social ou artística. Como uma lista de datas, fatos e eventos.

História, porém, não é isso. Apesar de apresentada nesse curso em um recorte temporal, com o objetivo único de facilitar seu entendimento, a história da dança deve ser percebida como um processo em constante transformação. Processo em que diferentes formas de organização artística, independente do período em que foram criadas, podem ser apropriadas e, com isso, fazer surgir outras danças.

A partir da pergunta “como a representação da dança e da dança no corpo se transformou ao longo dos séculos”, são apontadas as conexões entre a história, o material técnico e estético e os processos de criação em dança. Trata-se de entender a produção de uma obra coreográfica como parte do contexto social em que está inserida, e assim perceber as questões ali presentes e suas especificidades. Nesse sentido, estudar a história da dança é estudar a própria história do homem.

Este curso se destina a:

  • Profissionais da área da dança, professores, alunos e bailarinos, que buscam informações mais aprofundadas acerca de sua área de trabalho.
  • Apreciadores da dança que desejam conhecer um pouco mais sobre esse campo da arte.

Conteúdo

  • Das origens ao Barroco na Dança – Século V ao XVIII.
  • O Romantismo e o Neo-romantismo na dança – Século XIX.
  • O Moderno na dança – Século XX.

Clique aqui para ver o programa completo do curso.

Objetivos do curso

  • Proporcionar ao aluno um conhecimento que permita identificar e compreender as distintas organizações da dança cênica, nos diferentes contextos históricos em que foram produzidas.
  • Apresentar como a produção de dança se transformou ao longo dos séculos.
  • Mostrar como a história e, conseqüentemente, a história da dança, não é uma narrativa linear pré-determinada, mas um processo que articula sentidos construídos pelo homem.

Investimento

apenas: R$ 180,00

Forma de pagamento:
Boleto bancário - Pagamento à vista.
Cartão de crédito VISA - Parcelamento em 2 vezes sem juros.
Cartão de crédito MASTERCARD – Parcelamento em 2 vezes sem juros.

Duração

9 semanas – 18 horas/aula


Professor

Beatriz Cerbino é Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense/RJ, Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e graduada em dança pela UniverCidade/RJ. Atualmente, ministra as disciplinas de Historia da Dança II e III, História da Arte e Crítica de Dança na UniverCidade e também é professora da disciplina Dança, Temporalidade e História da da Faculdade Angel Vianna/RJ. Atou como Dramaturga, crítica de dança com diversos textos publicados, e é autora do livro Nina Verchinina - um pensamento em movimento - publicado pela Funarte e Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 2001.

Siga a Unidança noTwitter               Youtube da Unidança               Seja um amigo da Unidança