35407951984 195ddee239 z%20 1

História dos grandes ballets I: A Bela Adormecida, O Quebra-Nozes, O Lago dos Cisnes

  • Unidade I – Apresentação do Curso
    • Unidade I - Aula 1
  • Unidade II - Petipa, Ivanov, Tchaikovski. Três gênios da história da dança
    • Unidade II - Aula 2
    • Unidade II - Aula 3
    • Unidade II - Aula 4
    • Unidade II - Aula 5
    • Unidade II - Aula 6
    • Unidade II - Aula 7
    • Avaliação Unidade II
  • Unidade III - A Bela Adormecida
    • Unidade III - Aula 8
    • Unidade III - Aula 9
    • Unidade III - Aula 10
    • Unidade III - Aula 11
    • Avaliação Unidade III
  • Unidade IV - O Quebra-Nozes (Schelkunchik)
    • Unidade IV - Aula 12
    • Unidade IV - Aula 13
    • Unidade IV - Aula 14
    • Unidade IV - Aula 15
    • Avaliação Unidade IV
  • Unidade V – O Lago dos Cisnes
    • Unidade V - Aula 16
    • Unidade V - Aula 17
    • Unidade V - Aula 18
    • Unidade V - Aula 19
    • Avaliação Unidade V
  • Unidade VI – Reflexões finais e encerramento do Curso
    • Unidade VI - Aula 21
    • Unidade VI - Aula 22
  • Aula Grátis
    Grátis
    • Aula Grátis

Descrição do curso

Quem ensina ballet, em qualquer faixa etária ou classe social, precisa ter sempre em mente que está lidando com uma arte secular, dotada de uma tradição, que é seu grande legado, mas que é também seu futuro. Essa tradição foi construída por mestres
altamente intelectualizados e com sólida formação artística.

Acreditamos que as informações oferecidas neste curso poderão contribuir para ampliar a dimensão interpretativa das três obras de arte aqui tratadas, e a compreensão do processo de criação que fez com que, depois de mais de um século, sejam consideradas algumas das mais fantásticas maravilhas construídas pelo homem.

Categoria: Ballet

Informações gerais

Conteúdo
  • Biografia comentada de Petipa, Ivanov e Tchaikovski.
  • Resenha, conceitos teóricos, informações técnicas, processo de criação, análise e curiosidades dos ballets: , -, O Lago dos Cisnes.
  • Além de conteúdos fundamentais dessas três grandes obras da criação balética, são indicados no curso, especialmente aos professores de ballet, links para pesquisa na Internet e vídeos extraídos do You Tube, que podem proporcionar aos alunos o conhecimento de fragmentos das obras abordadas, interpretadas por grandes bailarinos.
Objetivo

  • Introduzir os participantes do curso no conhecimento da riqueza contida na criação resultante do encontro entre Petipa, Ivanov e Tchaikovski, em finais do século XIX: A Bela Adormecida, O Quebra-Nozes, O Lago dos Cisnes.
  • Analisar o conteúdo das três grandes obras surgidas desse encontro e a complexidade de suas montagens, desde o surgimento da idéia inicial.
  • Refletir sobre o importante processo de criação dos ballets abordados, especialmente a gênesis de suas criações.
  • Apontar a necessidade de estudar e pesquisar os ballets célebres de repertório para além de seu aspecto meramente formal, e destacar a importância de sua divulgação para as novas gerações.

Público alvo

  • Estudantes, amantes e professores de dança, em qualquer faixa de idade, que trabalhem ou não com ballet, mas que o amem como arte da dança e arte viva da criação.
  • Não há pré-requisito para participar deste curso. As expressões técnicas são explicadas no decorrer do curso, facilitando a compreensão para os não iniciados.

Aqueles que possuem alguma experiência com ballet poderão certamente melhor usufruir dos conteúdos aqui apresentados.

Metodologia

O curso é realizado totalmente pela internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Unidança.

O aluno pode baixar o conteúdo e estudar off-line ou imprimi-lo, acessando sua conta apenas para a realização das avaliações.

Todos os cursos possuem um prazo máximo para conclusão, em função da carga horária diferenciada entre eles, os prazos vão de 9 a 15 semanas, em geral. É um ritmo bem tranqüilo de estudo!

O aluno estabelece o programa de estudo de acordo com sua disponibilidade de tempo, ou seja, o curso pode ser concluído tanto em 3 meses, como em apenas 1 semana. Durante todo o tempo de estudo, o aluno conta com a professora para orientá-lo e tirar suas dúvidas sobre o conteúdo do curso, há também uma tutora que o acompanha em período integral. A interação virutal entre alunos, professora e tutora acontece nos Fóruns, Cyber-café e/ou por e-mail.

Ao final das Unidades, há uma avaliação para reforçar a aprendizagem do conteúdo estudado.

Concluido o curso com aproveitamento, ou seja, com todas as avaliações realizadas, o aluno recebe um certificado de conclusão.

Professores