História dos Grandes Ballets I | Cursos de Dança | Unidança

História dos Grandes Ballets I: A Bela Adormecida, O Quebra-Nozes, O Lago dos Cisnes

Quem ensina ballet, em qualquer faixa etária ou classe social, precisa ter sempre em mente que está lidando com uma arte secular, dotada de uma tradição, que é seu grande legado, mas que é também seu futuro. Essa tradição foi construída por mestres
altamente intelectualizados e com sólida formação artística.

Acreditamos que as informações oferecidas neste curso poderão contribuir para ampliar a dimensão interpretativa das três obras de arte aqui tratadas, e a compreensão do processo de criação que fez com que, depois de mais de um século, sejam consideradas algumas das mais fantásticas maravilhas construídas pelo homem.

A quem se destina

Este curso se destina a:

  • Estudantes, amantes e professores de dança, em qualquer faixa de idade, que trabalhem ou não com ballet, mas que o amem como arte da dança e arte viva da criação.
  • Não há pré-requisito para participar deste curso. As expressões técnicas são explicadas no decorrer do curso, facilitando a compreensão para os não iniciados.

Aqueles que possuem alguma experiência com ballet poderão certamente melhor usufruir dos conteúdos aqui apresentados.

Conteúdo

  • Biografia comentada de Petipa, Ivanov e Tchaikovski.
  • Resenha, conceitos teóricos, informações técnicas, processo de criação, análise e curiosidades dos ballets: A Bela Adormecida, O Quebra-Nozes, O Lago dos Cisnes.
  • Além de conteúdos fundamentais dessas três grandes obras da criação balética, são indicados no curso, especialmente aos professores de ballet, links para pesquisa na Internet e vídeos extraídos do You Tube, que podem proporcionar aos alunos o conhecimento de fragmentos das obras abordadas, interpretadas por grandes bailarinos.

Clique aqui para ver o programa completo do curso.

Objetivos do curso

  • Introduzir os participantes do curso no conhecimento da riqueza contida na criação resultante do encontro entre Petipa, Ivanov e Tchaikovski, em finais do século XIX: A Bela Adormecida, O Quebra-Nozes, O Lago dos Cisnes.
  • Analisar o conteúdo das três grandes obras surgidas desse encontro e a complexidade de suas montagens, desde o surgimento da idéia inicial.
  • Refletir sobre o importante processo de criação dos ballets abordados, especialmente a gênesis de suas criações.
  • Apontar a necessidade de estudar e pesquisar os ballets célebres de repertório para além de seu aspecto meramente formal, e destacar a importância de sua divulgação para as novas gerações.

bar_par

Investimento

apenas: R$ 180,00

Forma de pagamento:
Boleto bancário - Pagamento à vista.
Cartão de crédito VISA - Parcelamento em 2 vezes sem juros.
Cartão de crédito MASTERCARD – Parcelamento em 2 vezes sem juros.

Duração

13 semanas – 25 horas/aula


bar_par

Professor

Siga a Unidança noTwitter               Youtube da Unidança               Seja um amigo da Unidança